Diferença entre Pressostato e Transdutor de Pressão

maior distribuidor comander

Qual a função do transdutor de pressão

Um transdutor de pressão, ou melhor dizendo, um transmissor de pressão é um pequeno aparelho que consegue converter uma pressão contida em um sinal analógico. Entretanto, existem diversos modelos de transdutores de pressão, mas o mais usado e comum é o transdutor de base de sensor de deformação/tensão.

> Clique aqui e envie sua solicitação!

É esse equipamento que irá detectar uma determinada pressão em um local e, assim, provocar uma deformando física nos sensores ligados a um diafragma e conseguirá converter essa pressão local em sinal elétrico. Incrível, não é mesmo?Transdutor de Pressão

Quanto maior a pressão, maior será a deformação que será causada nos sensores, da mesma forma que se for muito pequena também causará uma pressão menor.

A pressão que é exercida sobre o transdutor fará que o diafragma se deflexione, o que causará uma deformação nos seus sensores. Ainda falando de modelos, o transdutor possui em sua família diferentes de saída elétrica: a tensão amplificada, a milivolt e a 4-20 mA.

Os que possuem uma saída milivolt são bem mais econômicos do que os outros modelos. Já com relação a quantidade de tensão vai depender mito da quantidade de alimentação que é transmitida pela entrada do transdutor.

Quando isso muda, a tensão de saída também muda. Lembre-se de colocar a saída elétrica desse modelo bem baixa.

Já no caso de transdutores de pressão cujo o modelo de saída elétrica é o de saída de tensão, o sinal recebe um condicionamento completo, integral, providenciando uma saída muito maior em comparação com a feita pelo transdutor com saída milivolt. Mas, ao contrário do milivolt, essa saída não é uma decorrência direta da alimentação.

Seu funcionamento não é complexo, mas existem muitos detalhes a serem tratados. Essa peça é muito importante para o ramo da automação, por isso, é importante ter conhecimento dela.

Entenda o que um pressostato

O pressostato é um instrumento preciso para efetuar a medida da pressão de alguns ambientes específicos. Ele também possui a função de proteger determinados equipamentos ou procedimentos industriais, evitando que o equipamento chegue a sobrecarregar de tanta pressão.

O que pode causar algum dano ao aparelho ou provocar algum tipo de acidente dentro do local de trabalho, causando diversos transtornos aos colaboradores e ao empresário.

Quem se preocupa com a segurança de todos que estejam envolvidos nesses processos e querem ter menos dores de cabeça, deve investir neste tipo de aparelho. Sem dúvidas, a economia será sentida nos primeiros meses de uso.

Para efetuar a compra deste tipo de equipamento, é preciso ter em mãos um ótimo fornecedor, já que é muito importante que esse produto apresente bons resultados e que garanta sua eficiência por completo.

Sem o pressostato, dificilmente algumas partes da indústria não conseguem atuar de forma correta, por isso é interessante ter conhecimento sobre esse equipamento e entender melhor sobre seu uso.

Dentro disso, existem alguns modelos de pressostato. Um deles é o conhecido como diferencial fixo ou também pode ser chamado de ajustável.

Este possui algumas especificações únicas, mas a principal é a de mostrar a diferença existente entre certos valores quando o equipamento é ativo ou desativado. Nesse tipo de pressostato já é necessário deixar um valor alto de diferença, para que não prejudique a vida útil do aparelho.

Além disso, existem dois modelos de contato SPDT e o de DPDT. Esses dois terminais são praticamente iguais, porém um se torna o reserva do outro na hora de efetuar sua função.

O modelo diferencial é utilizado apenas em circuitos de eletropneumáticos. Vale ressaltar que existem diversos modelos, mas cada um deles é específico para uma utilidade, por isso, é interessante você procurar a ajuda de um profissional para lhe auxiliar na escolha.

Sobre a Comander Automação

Distribuidor Autorizado das marcas Dynapar, Hengstler, Veeder-Root, Gems, West, Joslyn-Clark e Pfannenberg, marcas líderes de mercado em diversos segmentos de atuação, oferecendo soluções para automação industrial, ferramentas manuais e diversos equipamentos.

Por meio de empresas que combinam seus recursos e expertises para oferecer soluções inovadoras de alto desempenho, excelente custo benefício e eficiência operacional para automação industrial em diversos segmentos!

Para solicitar cotação, consulte a Comander através do telefone 11 2373-3336, envie mensagem para o WhatsApp 11 94338 1191 ou um e-mail para comander@comanderautomacao.com.br. Você também pode solicitar contato preenchendo este formulário.