Automação industrial: o que é, objetivos e exemplos

maior distribuidor comander

Vamos falar sobre automação industrial

Hoje iremos falar sobre a importância do automatismo na indústria e quais são seus principais componentes, bem como, quais suas vantagens e diferenciais. Se você não entende muito sobre automação, continue lendo esse post para saber mais.

> Clique aqui e envie sua solicitação!

Principais objetivos

– O principal objetivo de uma automação industrial é criar mecanismos que sejam capazes de produzir um produto melhor com baixo custo.

– Além é claro, melhorar a produtividade dentro de uma empresa aumentando os itens produzidos e sua qualidade;

– Melhorar a qualidade e segurança do trabalho dos funcionários, já que máquinas irão fazer a parte mais perigosa;

– Realizar manobras que são impossíveis nas mãos humanas;

– Oferecer produtos de acordo com a disponibilidade e estoque;

– Deixar mais simples a operação e manutenção das máquinas, de forma que o funcionário não precise entender o processo como um todo.

Entenda um sistema automatizado

A automação industrial é um sistema de procedimento que mediante tais tarefas de produção, que são realizadas por humanos, podem ser transferidas em um conjunto de elementos tecnológicos.

De forma que facilite a vida do operador levando em riscos à segurança e qualidade do serviço.

Cada dia que passa, novos segmentos da produção industrial, distribuição de energia e transportes, estão aderindo ao sistema automatizado.

Isso deve ao aumento da demanda de produtos, que precisa ser entregue da forma mais rápida e com mais qualidade. Além é claro dos baixos custos de produção.

Ter um sistema automatizado na indústria é item obrigatório quando falamos de segurança e praticidade.

Antigamente os sistemas automatizados eram mais precários e controlavam apenas um sistema só. Mas, com o passar do tempo isso mudou e agora é possível coordenar tudo de acordo com um painel só, ou seja, muito mais fácil.

A importância da automação industrial

Para quem não é do ramo, saber da importância da automação industrial, muitas vezes pode parecer bobagem. Mas, fique sabendo que a automação industrial tem uma importância imensa e impacta diretamente na vida de todos.automação industrial

Ela tem um processo muito importante nas indústrias, o que melhora cada componente de maneira individual ou em conjunto, virando um sistema mais eficiente e otimizado. Em outras palavras, a automação industrial existe para melhorar e facilitar a vida de todos.

Por conta de uma grande variedade de comandos, seja peças, ferramentas, máquinas, equipamentos e aparelhos, podem ser usados de forma individual ou integrados, mas sempre com o objetivo de compor funções de modo conjunto ou auxiliar.

A principal finalidade de uma automação é achar uma “solução” para que um produto possa ser produzido com qualidade e com um custo menor, focando em gerar mais lucro.

Eles servem em principal para aumentar a produtividade em termos de quantidade e qualidade, oferecendo melhores condições de trabalho a funcionários, simplificando operações e diminuindo custos ao realizar tarefas que não poderiam ser realizadas de modo mecânico ou manual.

Por isso, não é à toa que muitas empresas estão buscando na automação industrial uma forma de produzir mais e lucrar, trazendo benefícios a todos. Pensando nessa premissa, um local que dispõem de automação só tem a ganhar, não é mesmo?

Além de tudo isso, os funcionários desta empresa poderão ter suas funções otimizadas e até ganhar mais por conta de toda a facilidade que a automação irá trazer.

Sobre peças de automação

Com a necessidade de o mercado atender a grandes demandas, os procedimentos industriais tomaram uma enorme proporção.

Isso é, os processos efetuados se tornaram ainda mais essenciais e demandam uma enorme força. Somente quem é da área da indústria, sabe muito bem da importância de os processos serem automatizados, até por conta do maquinário pesado que os fabricantes necessitam.

Por este motivo, foram desenvolvidas peças de automação para atender a maquinários que deem conta da quantidade de produção e ainda estabeleçam movimentações eficientes e ágeis.

A necessidade mão de obra vinda de máquinas surgiu após diversos estudos, já que o homem não conseguiria ser tão efetivo quanto.

Unir peças de automação que tenham objetivos determinados e juntar todas em uma grande máquina é o verdadeiro desafio dos fabricantes hoje em dia.

Por isso que peças de automação são usadas nos procedimentos que necessitam maquinário pesado, o que é muito usado na produção industrial.

Entender sobre cada peça não é difícil, já que cada uma possui um manual, por isso, é possível entender a função e o lugar onde cada peça precisa estar, para que não aconteça nenhuma falha no momento de a máquina iniciar sua produção.

A utilização das peças de automação exige um grande conhecimento técnico da área de automação industrial. Existem vários produtos, cada um deles com características únicas para serem usadas em certo local para uma respectiva tarefa.

O profissional que irá manusear todo esse equipamento precisa estar alinhado como o mercado industrial efetua várias feiras, nas quais as novidades em itens, sistemas, entre outros avanços para a indústria são inseridos ao público-alvo.

Estar sempre atualizado é primordial para a realização de um bom trabalho.

Detalhes de equipamentos de automação

Eles estão presentes em diversas empresas, ambientes, em indústrias, comércios, escritórios e outros ambientes.

De modo geral, ele serve como uma forma de modernizar o espaço, ou seja, é realizado a implementação de um sistema automático, ajudando no funcionamento como um todo não necessitando de interferência humana para estar produzindo ou em atuação.

Isso traz ao estabelecimento diversas facilidades e redução de custos o que é de extrema importância para quem está gerenciando a empresa.

Além disso, a eficiência de um equipamento para automação é acima da média, já que ele consegue produzir de forma que humanamente seria impossível. Ele pode ser facilmente aplicado no ramo industrial, comercial e o residencial.

Com essa facilidade, o local passará a produzir mais e assim ocorrerá um aumento no lucro.

Vale ressaltar que os equipamentos de automação industrial fazem parte do uso de técnicas, ferramentas e softwares especialmente construídos para uma máquina ou um processo industrial em particular, com o claro intuito de elevar o seu desempenho e performance, diminuindo o consumo de energia e de matéria prima, emitindo também menos poluentes, dentro de melhores condições de segurança, material ou humana. Ou seja, a automação só tem benefícios aos usuários e a empresa que a adotar.

No entanto, vale a pena verificar a garantia que é oferecida ao equipamento de automação pelo local aonde for comprar.

Se você está procurando uma empresa qualificada que irá te oferecer os melhores equipamentos, entre em contato conosco para saber tudo sobre o assunto.

Como é um projeto de automação industrial?

Projetos de automação estão cada vez mais aplicados em diversos ramos diferentes, como em residências, prédios de escritórios, em lojas, comércios, entre outros.

Já projetos de automação industrial estão cada vez mais facilitando a vida de todos que estão envolvidos neste ramo.

Seja devido a aparelhagem e maquinários que são utilizados nesses locais, além disso é muito importante investir em segurança e maior comodidade para o trabalho das pessoas que ali estão, e a automação vem de encontro com esses princípios.

Sua principal função é trazer maior comodidade e modernização no local em que é implementado. Tudo isso se deve a facilidade que um sistema automático traz a vida das pessoas que não precisam de alguém para ficar fiscalizando o trabalho acontecer.

Por funcionar “sozinho”, poucas pessoas precisam estar no local para ajudar na tarefa.

Os projetos de automação industrial não visam acabar com o emprego de pessoas no meio industrial, mas sim, trazer mais segurança para trabalhos manuais e remanejar essas pessoas para trabalhos mais produtivos e que não coloquem sua vida em risco.

Dentro os benefícios, podemos destacar a redução de imprevistos causados por falha humana, economia de custos, aumento nos resultados de produção ou eficácia do serviço, enfim, são vários pontos positivos que um sistema todo automático oferece aos seus investidores.

O interessante é que esse tipo de projeto de automação industrial pode ser aplicado em vários meios deste ramo, mas é preciso ficar atento a questões técnicas de um produto e da qualidade dele, já que agora a produção tende a aumentar.

Ao optar pela automação uma empresa deve investir em softwares, determinados equipamentos automáticos e certas técnicas que são especificas para os maquinários, proporcionando ao final maiores resultados, mais segurança e eficácia no serviço.

Como é uma empresa de automação industrial?

O ramo da automação industrial é um setor muito importante para diversas empresas. Ele tem como responsabilidade o controle de elementos robotizados, projetos de máquinas inteligentes, sistemas integrados e automatizados para a área industrial e redes industriais.

Quem atua na área ou tem interesse em saber como uma empresa de automação industrial atua é importante saber alguns detalhes.

O profissional para atuar com automação industrial, precisa comandar em sua totalidade os rendimentos dos equipamentos de linhas automatizadas de produção, além de fazer a instalação e até mesmo desenvolver sistemas digitais, programas, equipamentos e a programação destas máquinas.

O objetivo principal desse segmento é melhorar o processo dentro das produções e diminuir as despesas industriais.

Somente um profissional formado no curso de automação industrial projetar produtos eletrônicos, instrumentação, operação, controle e gerenciamento de procedimentos industriais.

É importante destacar que esse ramo é bem amplo e traz ótimas possibilidades para quem está atuando nesta área.

O empresário que deseja trazer a automação industrial para dentro de sua empresa terá mais produtividade e economia, já que esse processo conseguirá trazer mais facilidades ao dia a dia de trabalho.

Quem usa corretamente a automação industrial sente a diferença já nos primeiros meses, quando os processos são facilitados e os funcionários podem dispor de mais tempo para executar outras tarefas importantes.

Existem diversas empresas que atuam no ramo da automação industrial, o mais importante é conhecer e pegar referências antes de firmar uma parceria com qualquer uma.

Aqui na Comander Automação, você encontra as melhores soluções no setor de automação industrial que você precisa. Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços.

Sobre a Comander Automação

Distribuidor Autorizado das marcas Dynapar, Hengstler, Veeder-Root, Gems, West, Joslyn-Clark e Pfannenberg, marcas líderes de mercado em diversos segmentos de atuação, oferecendo soluções para automação industrial, ferramentas manuais e diversos equipamentos.

Por meio de empresas que combinam seus recursos e expertises para oferecer soluções inovadoras de alto desempenho, excelente custo benefício e eficiência operacional para automação industrial em diversos segmentos!

Para solicitar cotação, consulte a Comander através do telefone 11 2373-3336, envie mensagem para o WhatsApp 11 94338 1191 ou um e-mail para comander@comanderautomacao.com.br. Você também pode solicitar contato preenchendo este formulário.