|

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

(11) 2373.3336

A turbidez da água é um elemento importante não somente para lugares abertos onde a água está presente, como lagos, mas também em caixas d’água e laboratórios, por exemplo. Em um lago, a turbidez da água será a responsável por determinar a quantidade de luz que penetra nessa água. Por sua vez, quando a água está repleta de algas, partículas em suspensão, a água fica mais turva e diminui a transparência da água, diminuindo a quantidade de luz que penetra nela. O turbidímetro é um aparelho eletrônico que tem como função medir a turbidez da água e é mais comumente usado em laboratório.

A importância da turbidez da água é muito maior do que se imagina. A água doce, que é aquela que é utilizada para consumo, possui diversos medidores de sua qualidade e potabilidade. A turbidez é um dos medidores da potabilidade da água e também de sua qualidade. É ela que vai medir as condições corretas para o consumo da água.

Quais são os benefícios e diferenciais do turbidímetro?

A turbidez representa, de forma mais precisa, a quantidade de luz que a água é capaz de absorver e também de refletir. Ela é causada pela existência de partículas em suspensão na água, que podem ter as origens mais variadas, que formam um material coloidal e intervém na propagação da luz na água. Com o auxílio de um turbidímetro, mede-se o nível da turbidez na água. Para resolver o problema da turbidez, que é um problema físico, deve-se retirar os resíduos da mesma, pois são eles que causam essa turbidez, como filtrações, decantações, floculações e sedimentações.

Os indicadores de qualidade da água é o FTU e o NTU e uma das motivações para a turbidez dessa água pode ser a poluição. Em casos assim, as instituições oficiais e públicas e os órgãos de fiscalização vão investigar as causas efetivas para esse fenômeno e o quanto e como isso está afetando aquele ambiente determinado. A medição da turbidez da água é chamada de nefelometria. O turbidímetro, que realizará essa medição, é composto por uma fonte de iluminação, detector e cubeta de amostra.

Fale com um especialista em turbidímetro

Consulte um especialista em turbidímetro. Converse com esse profissional para conhecer os modelos e valores dos turbidímetros. Procure saber também, de modo mais aprofundado, como ocorre o funcionamento do turbidímetro e no que ele pode ajudar no processo de controle de qualidade da água.



Contato

(11) 2373.3336

(11) 2372.3336

comander@comanderautomacao.com.br

www.comanderautomacao.com.br