|

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

(11) 2373.3336

Basicamente, o servo motor se trata de uma máquina eletromecânica, que conta com movimento proporcional a uma ordem, como, um dispositivo de malha fechada. Isso significa que capta um sinal de controle, que analise a situação atual para administrar o seu movimento indo para a posição pretendida com a velocidade verificada por meio de um item, chamador de taco ou sensor efeito Hall, dependendo do tipo dos servo motores e de suas funções.

Ao inverso dos motores contínuos que se movem sem nenhum parâmetro, o eixo dos servo motores conta com a liberdade de somente 180º graus, podendo alcançar até 360° em certas versões, mas, são muito precisos com relação ao seu posicionamento. Desta maneira, contam com três elementos básicos: o sistema atuador, o sensor e o circuito de controle. Os servo motores são máquinas compostas por uma parte mixa, chamada de estator, e outra móvel, que recebe o nome de rotor. O estator é bobinado como um motor elétrico tradicional, mas, mesmo com a utilização do abastecimento trifásico, não pode ser conectado de maneira direta a rede, já que usa uma bobinagem, especialmente, feita para gerar alta dinâmica a todo sistema. Já o rotor conta com imãs permanentemente ligados linearmente e um gerador de sinais para repassar dados de posição e velocidade.

Diferenciais dos servo motores na área eletrônica

Dos servo motores são cobrados: a dinâmica, o controle de rotação, o torque frequente e a exatidão na sua posição. Os fatores mais desejados nos servo motores são o toque frequente em faixa de rotação, uma faixa de controle e variação, contando com elevada capacidade de sobrecarga. No ramo náutico, a máquina diferenciada que leva de um ponto para outro o leme do navio, sempre recebendo um comando da roda.

Na questão do aeromodelismo, o automodelismo e nautimodelismo e semelhantes, são os servo motores que contam com circuito eletrônico a uma caída de diminuição, no qual a ação final é proporcional ao comando executado no transmissor do controle.

Fale com o especialista em servo motores

No caso de você ter ainda qualquer dúvida ou precisar de alguma orientação especifica sobre a função dos servo motores, a alternativa de procurar por alguém que entenda mesmo do assunto pode ser bastante interessante, afinal, falar diretamente com um especialista do ramo pode agilizar todas as suas pendências rapidamente. Portanto, vale à pena cogitar sempre essa opção.



Contato

(11) 2373.3336

(11) 2372.3336

comander@comanderautomacao.com.br

www.comanderautomacao.com.br