|

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

(11) 2373.3336

De modo geral, podemos definir o inversor de frequência como um dispositivo do tipo eletrônico que possui a capacidade de modificar a variação da velocidade do giro de um motor de indução trifásico. Esse dispositivo tem como princípio de funcionamento transformar a corrente elétrica fixa alternada (ou seja, de corrente e tensão) em uma corrente elétrica de CA variável, regulando toda a potência consumida pela carga através da alternância de frequência que é distribuída pela rede. O inversor de frequência recebe esse nome pelo modo como faz a alternância do giro desse motor trifásico.

O que são motores de indução trifásicos? São motores bastante utilizados por serem possuidores de uma eficiência muito elevada, custos muito pequenos, pujança, e também pelo modo como se estrutura o sistema de distribuição de energia, que é realizada por meio de uma corrente alternada. Por causa dessas configurações o motor trifásico é perfeito para quase todas as modalidades de operações existentes nos processos industriais.

Quais sãos os benefícios e diferenciais do inversor de frequência?

O motor trifásico que citamos no tópico anterior é detentor de uma velocidade constante, sendo alterada de acordo com as funções de cargas integradas a ele e também no uso de um inversor de frequência. A base para o seu funcionamento reside em um campo magnético girante, que aparece no momento em que um sistema de alimentação de corrente alternada exerce uma aplicação em polos defasados. O inversor de frequência em si, como já dissemos, tem como princípio de funcionamento variar a rotação de um motor trifásico, por meio da mudança de frequência ele este fornece aos seus contatos de saída.

Desse modo, é possível variar a frequência, ou melhor, a velocidade em que um motor vai funcionar. A frequência que é dada pela rede vai definir a velocidade do campo elétrico por meio da qual o motor trabalha. O inversor age mudando a frequência do motor; se a frequência for maior, a velocidade do motor também será maior; se a frequência for menor, a velocidade do motor será menor também.

Fale com um especialista sobre inversor de frequência

Consulte um especialista em inversor de frequência e procure entender de modo mais profundo como funciona esse processo de inversão da frequência e em como isso pode ajudar o funcionamento dos motores dos maquinários de sua indústria. O uso do inversor proporciona inúmeras vantagens para os processos industriais e nas melhorias de condição dos mesmos.



Contato

(11) 2373.3336

(11) 2372.3336

comander@comanderautomacao.com.br

www.comanderautomacao.com.br