|

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

(11) 2373.3336

A tecnologia tem contribuído para facilitar o trabalho de todos os setores, além de potencializar o rendimento de máquinas, sistemas e até mesmo de motores. Portanto, não é de se espantar que o encoder motor tenha registrado tamanha evolução e um aumento de destaque em todo o planeta nos últimos anos. Por isso, a primeira informação a ser assimilada sobre o tema é que há dois tipos básicos de encoders: o encoder motor incremental e o encoder motor absoluto.

O encoder motor incremental, geralmente, é colocado no eixo do motor, enquanto que o encoder motor absoluto é adicionado, normalmente, no eixo de saído do sistema de posicionamento. Afinal, não é preciso fazer uso dos dois modelos ao mesmo tempo, uma vez que a maioria das estruturas opta por um ou pelo outro.

Diferenciais de um encoder motor

A utilização do encoder motor incremental é estabelecida pela quantidade de danificações no disco, desta maneira, o número de pulsos por revolução (PPR), ao passo em que o encoder absoluto é estipulado pela quantia de bits ligados a um giro total. Por exemplo: um encoder motor absoluto de 12 bits reparte um círculo em aproximadamente 4 mil partes.

Nesse caso, acontece a maior precisão no que se refere aos motores de passos, levando em consideração que as folgas mecânicas dos redutores sejam inferiores as resoluções do encoder motor. Portanto, o encoder motor absoluto conta com um codificador em sua estrutura interna de posicionamento que pode se tratar de um disco com anéis ou pequenos círculos no óptico ou um segmento de pastilhas de efeito nos magnéticos. Mas, vale lembrar que para cada posicionamento regular existe um número de saída e, sendo um encoder motor de dois bits deverá ser 1, 2, 3 ou 4.

É muito claro que a tecnologia de um encoder motor magnético tem ganhado espaço e prestigio mesmo diante dos caríssimos e famosos encoders ópticos. Portanto, se trata sempre de uma opção bastante valida e que deve ser considerada pelos interessados, já que tende a crescer e se aperfeiçoar muito mais em breve.

Fale com os nossos especialistas a respeito de um encoder motor

Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre esse tema sempre pode entrar em contato com um dos nossos especialistas a respeito de um encoder motor e solicitar um atendimento individual e de qualidade. Estamos de prontidão para esclarecer qualquer questionamento e indicar a melhor opção para resolver a sua pendência.



Contato

(11) 2373.3336

(11) 2372.3336

comander@comanderautomacao.com.br

www.comanderautomacao.com.br