|

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

(11) 2373.3336

A automação CLP (Controlador Lógico Programável) vem do termo em inglês Programmable Logic Controller (PLC) e se trata de um dos controles mais usados na indústria em todo o planeta. Basicamente, a automação CLP é um equipamento desenvolvido para administrar e controlar procedimentos industriais e máquinas. Também é um computador especializado e baseado em um microprocessador, que executa ações de controle por meio de um programa criado pelo usuário, já que cada CPL conta com seu próprio software, além de possuir vários modelos e graus de complexidade.

A automação CLP conta com um sistema operação em tempo real, algo essencial para o gerenciamento de procedimento de risco elevado, como os que são realizados nas indústrias. Portanto, o sistema precisa aguentar as condições extremas de mudança de temperatura, de umidade, pressão entre outros contextos as quais uma máquina padrão não teria capacidade de suportar.

Normalmente, o conceito da automação CLP é estabelecido através da capacidade de processamento pela quantidade de pontos de entradas ou de saídas. Também são selecionados em compactos, nos quais todos os pontos de entrada e saída são inseridos em uma mesma camada e podem ser ligados e desligados para mudar a estrutura de outros processos.

Vantagens da automação CLP

Além desse modelo de classificação, também é possível separar os CLP’s com relação ao estilo de gerenciamento entre as outras categorias. Afinal de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o controlador lógico programável se trata de um equipamento eletrônico digital, que conta com programa e hardware propícios para aplicações industriais. Já para a National Electrical Manufacturers Association (NEMA), a automação CLP se refere a um mecanismo que usa a memória programável para guardar interinamente dicas e para instaurar ações direcionais, bem como lógica, temporização, contagem, aritmética, sequenciamento e sistemas de entradas e saídas de diversos modelos de processos e máquinas.

Uma automação CLP é um controlador recomendado para atuar com sistemas específicos para eventos discretos, isso significado com processos em que as mudanças ganham quantias zero ou um. Podendo ainda encarar variáveis estabelecidas por valores de tensão elétrica ou mesmo de correntes. Portanto, as entradas e saídas digitais são fatores discretos, enquanto que esses mesmos elementos analógicos são fatores variáveis entre valores conhecidos de corrente ou de tensão.

Fale com o especialista em automação CLP

Você sempre pode solicitar ajuda a quem realmente entende do assunto e falar com um especialista.



Contato

(11) 2373.3336

(11) 2372.3336

comander@comanderautomacao.com.br

www.comanderautomacao.com.br