|

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

(11) 2373.3336

O atuador linear é um recurso muito usado para converter o movimento que um motor normalmente faz quando tem uma voltagem baixa de corrente considerada continua e transformar em um movimento que seja linear. Mas essa situação é válida para qualquer tipo de motor, vale dizer.

Assim, situações em que é preciso mover algum equipamento ou objeto que seja muito pesado e difícil locomoção, é possível o atuador linear a fim de que seja facilitado o processo de puxar e empurrar, ou levantar e abaixar, enfim todos esses movimentos que seriam impossíveis em um outro momento.

E o que ele proporciona aos usuários que investem nesse tipo de equipamento? Além da facilidade que é fornecida no uso frequente desse tipo de equipamento, identifica-se também uma segurança maior na circulação dos movimentos efetuados pelo motor, se torna algo mais limpo, preciso e tranquilo também. Trazendo maior eficiência em seu processo de utilização e menos gastos, pois sua manutenção é pouquíssima e a vida útil longa.

Descrição técnica do Atuador linear

Existem dois tipos de acionamentos dentro do atuador linear: os magnéticos e os não magnéticos. Os primeiros possuem uma característica bem forte de conseguir produzir bastante força para realizar o movimento, porém são dimensões mais grandes, devido a essa necessidade ser mais intensa.

Enquanto que os segundo já possuem uma atuação contrária aos magnéticos. São usos em que aja uma necessidade menor de força de atuação, mas o interessante é que ~soa compactos, cabendo em diversos locais.

Dentro dessas divisões existem subdivisões que merecem ser mencionadas, como por exemplo, no primeiro caso tem o acionamento por magnetos, indutivo, angular e de relutância variável. Os que compõem a segunda categoria são: polímeros, eletrostática, piezoeléctrico e a memória metálica. Basicamente seus elementos que o compõem são um motor simples, as engrenagens e o fuso.

Sua aplicação é vista nas mais diversas situações, por exemplo em hospitais. Nos quartos onde vemos as camas que são reguláveis, o atuador linear se faz presente, facilitando a vida de enfermeiros, cuidadores e demais colaboradores do lugar.

Benefícios do Atuador linear

O atuador linear é uma ótima solução para situações em que o esforço humano será ineficaz ou ainda em demasia, prejudicando aqueles que prestarem a esse serviço. Por isso as inovações estão aí para ajudar no nosso cotidiano, não se esqueça de falar com um profissional antes de adquirir.



Contato

(11) 2373.3336

(11) 2372.3336

comander@comanderautomacao.com.br

www.comanderautomacao.com.br